Crianças no carnaval jogando confete
Reportagens

Os 7 melhores carnavais de rua do interior Além do carnaval das grandes capitais, há muita folia no interior brasileiro

12 de fevereiro de 2018

Por Hanna Queiroz e Victória Rangel

O carnaval está acontecendo! É a época em que os foliões esperam ansiosamente e inventam pré e pós-carnavais, só para não deixar escapar o gostinho dos 5 melhores dias do ano. Nesse feriado, o Brasil se transforma num grande desfile de fantasias, em que a criatividade corre solta. Já vimos fantasias de Anitta, de Gracyanne Barbosa, seu cachorro Thor e o Belo, de Ivete Sangalo grávida, e até mesmo fantasia de meme do rato tomando banho. De qualquer forma, não fique triste. O carnaval acontece todo ano e a oportunidade de aparecer no Buzzfeed no post de melhores fantasias será renovada.

Se você ainda não passou o carnaval em alguma das cidades abaixo, está na hora de se programar para 2019!

O Rio de Janeiro é muito conhecido por seu carnaval com os desfiles das escolas de samba que são transmitidos para o Brasil todo por grandes emissoras. Em São Paulo acontece o mesmo, sendo a capital paulista um destino muito procurado pelos foliões durante esse feriado. Mas não são só essas duas cidades que brilham no carnaval brasileiro. O interior também tem festa e essas 7 cidades vieram para provar que sabem festejar como ninguém com seus blocos de rua. Por isso, conheça os 7 melhores carnavais do interior de São Paulo, Paraná e Minas Gerais!

São Luiz do Paraitinga/SP:

O município de 10 mil habitantes, com um patrimônio histórico cultural que atrai diversos turistas o ano todo. Localiza-se 170 quilômetros da capital, na região metropolitana de Taubaté. Seu carnaval é conhecido como Carnaval de Marchinhas, por causa de suas marchinhas próprias que valorizam identidade regional. Essa é a 33ª edição realizada na cidade e os bloquinhos mais procurados são Juca Teles, Maricota e Bloco do Barbosa.   

Leonardo di Caprio dançando em festa
GIF: Giphy

Antonina/PR:

O carnaval de Antonina é considerado o mais famoso do sul do Brasil. A cidade se encontra a 90 quilômetros da capital Curitiba e também é considerada um patrimônio histórico cultural. Os dois principais blocos de seu carnaval são o Bumba Meu Boi e o Apinagés, respectivamente fundados em 1922 e 1924. Desfiles de escolas de samba no domingo, concurso de fantasias e matinês completam a folia dos antoninenses.    

Ed Sheeran soltando fogos
GIF: Giphy

Muzambinho/MG:

Essa é uma das cidades do sul de Minas Gerais que faz divisa com o sudoeste do estado de São Paulo. Com pouco mais de 20 mil habitantes, a cidade lota na época do carnaval. E com razão! Além do bloco Vermes e Cia, que realiza quatro dias de open bar e traz atrações sempre famosas (nesse ano, a promessa é Mc Kevinho e Léo Santana). O carnaval de rua conta até com desfiles de escolas de samba.

Marshall seduzindo com dança
GIF: Giphy

Caconde/SP:

Caconde fica a oeste do Estado de São Paulo e faz divisa com Minas Gerais. O carnaval dessa cidade conta com o tradicional bloquinho Fusuê, que é organizado pela prefeitura. Há também o carnaval na praça da cidade com open bar e open food, cujos valores variam entre R$100 e R$650. O preço pode ser um pouquinho salgado, mas é justo para um carnaval que contará com apresentações de Mc Kekel e Bonde do Tigrão.

Tigrão dançando funk
GIF: Giphy

Ouro Fino/MG:

A chamada Terra do Menino da Porteira, aparentemente, tem um carnaval onde ninguém fica de fora. A cidade realizou o carnaval do idoso em 2017, contando com locomoção gratuita para a terceira idade. Os blocos mais famosos da cidade também não fugiram da linha de nomes peculiares: Me beija e Galo gay são as atrações mais conhecidas do feriado da cidade de 30 mil habitantes.

Senhora dançando
GIF: Giphy

Diamantina/SP:

Diz-se que o famoso Carnadiamantina existe desde o século passado, com blocos fixos que continuam até hoje, como o bloco Sapo Seco. As maiores atrações desse carnaval são as bandas Bartucada e da Bat Caverna, já muito esperadas pelos foliões de Diamantina. Ano passado, por falta de verba da prefeitura que assumiu o carnaval da cidade em uma parceria público-privada desde 2012, o carnaval não contou com esses grupos de nome icônico. O que gerou um carnaval na cidade com perfil mais familiar que dividiu opiniões. O consenso da maioria, entretanto, foi o de que Bartucada e Bat Caverna fizeram falta. É por isso que neste ano eles estarão de volta para o festejo. As pousadas da cidade oferecem pacotes variados e, esse ano, estarão preparadas para um número de hóspedes bem maior do que o do ano passado.

Crianças fantasiadas de batman
GIF: Giphy

Ouro Preto/MG:

Esse é muito conhecido por ser o maior carnaval universitário do interior. E quando dizemos universitário, queremos dizer universitário mesmo. Com direito a abadá e até hospedagem nas repúblicas mais famosas da cidade, já que é sede da Universidade Federal de Ouro Preto! O mais famoso bloco desse carnaval é o Bloco do Caixão, que rola no sábado e, nesse ano, promete trazer  MC Lan, Pabllo Vittar e MC Livinho para incrementar o show. A secretaria de Turismo, Indústria e Comércio de Ouro Preto espera cerca de 40 mil pessoas para este ano.

Esguicho da Universidade Monstros dançando
GIF: Giphy

Fontes: Portal Antonina; G1; Observatório de Ouro Fino; Viajando Expedia; Uai; O Tempo; Viajante Brasileiro; Paraitinga.com 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *