Acordes

Festival Sonora Bauru 2018

29 de setembro de 2018

Por Genaro Magri

Nos dias 22 e 33 de setembro, aconteceu em Bauru mais uma edição do “Sonora”, um Festival Internacional de Compositoras.

O festival, que nasceu em 2016, é produzido e organizado de maneira colaborativa por mulheres (cis e transgênero) e, desde sua origem, tem como pilares o empoderamento feminino, a resistência artística, a união entre as mulheres e o fortalecimento destas no âmbito individual por meio da força do trabalho coletivo.

A edição deste ano contou com oficinas e palestras sobre musicoterapia, técnicas de composição, performance de palco e técnica vocal, sediadas durante todo o dia 22 na Casa de Cultura Celina Neves e sendo finalizado o dia com uma roda de conversa e show de abertura no Espaço Gaia.

As apresentações musicais aconteceram no dia 23, à partir das 14h, também no Espaço Gaia, em Bauru. Contou com a presença de 18 compositoras de Bauru e região, que trouxeram canções autorais dos mais variados ritmos e estilos.

O evento não se limitou apenas às apresentações musicais. Somado a isso, havia outros artistas presentes no espaço: artesãos, artistas visuais, ilustradores, estilistas e também muita comida boa.

A organização impecável, a competência, união e vontade de todas as envolvidas marcaram a passagem do festival por Bauru e trouxeram ao público a sensação de que, apesar de tudo, a arte e a cultura têm seu espaço e podem resistir ao descaso com o qual muitas vezes são tratados.

O público também foi parte importantíssima no desfecho positivo do festival, afinal, a arte só consegue continuar existindo quando há com quem consiga ser comunicada. Em um clima bem intimista e descontraído, as pessoas estenderam suas cangas frente ao palco onde aconteceram os shows e lá ficaram até as 22h, compartilhando de boa música, boa companhia e participando de um evento que enche nossa cidade de orgulho. Foi incrivelmente lindo.

O sonora vem pra nos mostrar, mais uma vez, que a união sempre faz a força, a cooperação e empenho sempre nos possibilita alcançar bons resultados, e que sim, a cultura resistirá, a boa música resistirá, a arte resistirá e nós resistiremos.

Meus sinceros parabéns à organização, às fantásticas mulheres envolvidas e ao público.

Para mais informações sobre o festival, acesse: http://sonorafestival.com/pb/

Confira também as fotos do Festival: http://cincoestacoes.com/2018/09/cobertura-sonora-festival-bauru/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *