Acordes

Jão — um grito preso na garganta da juventude

14 de dezembro de 2018

Por Genaro Magri

 “Joga tua verdade toda na minha cara
Mas antes de ir embora, eu te impeço, para!
E me beija com raiva, me beija com raiva

Como fodemos o maior amor do mundo?
Sei lá se esse é o nosso último segundo
Então, me beija com raiva, me beija com raiva.”

Trecho da canção: “Me beija com raiva”.

 

Jão, um cantor e compositor paulista, surgiu no Youtube fazendo covers de canções Pop, sertanejo e trazendo também uma mistura de canções instrumentais e eletrônicas, não sendo possível definir para seu trabalho um único estilo/gênero.

O compositor lançou seu primeiro disco autoral no meio de 2018, chamado “Lobos”, abordando temas muito recorrentes para a juventude, como os relacionamentos frustrados, a dúvidas e inseguranças, sexualidade, drogas e álcool. Tudo abordado de maneira muito sentimental e trazendo grande acidez no seu conteúdo.

Como acontece na canção denominada “Vou morrer sozinho”, uma das músicas mais ouvidas do disco que, inclusive, acaba de ganhar um web clipe no Youtube.


”Bem que a minha mãe me avisou
Que eu ia conhecer o amor
E deixaria ele ir embora

Se você me amar demais
Eu paro de te amar
Um amor fácil me apavora

Ai meu Deus
Eu vou morrer sozinho
Se eu continuar nesse caminho…”

As músicas passeiam entre o intimismo de letras acompanhadas de melodias calmas e minimalistas tocadas em piano e a explosão de canções harmonizadas com sintetizadores numa pegada mais eletrônica, soando como um grito de revolta e confusão presa na garganta da juventude do século XXI.

Acredito que o sucesso do disco esteja realmente na facilidade com que Jão tem de tratar os assuntos de sua geração de forma clara e direta, trazendo uma identificação muito grande com o público, que de maneira geral, compartilha da mesma fase da vida.

“É o fim da noite, todos meus amigos me deixaram para trás,

Meu bem, meu bem, meu bem

Quanto mais eu bebo, mais eu fico só
Todos teus problemas eu já sei de cor
Eu não quero mais beber assim
Na esperança de te ter pra mim.”

Trecho da canção; “Alcool.”

 

As canções do disco estão aos poucos ganhando clipes que estão sendo disponibilizados no youtube. O disco também encontra-se em todas a plataformas digitais.

Esse é um CD que muito tem a dizer aos jovens, representa muito dos anseios dessa passagem para a vida adulta, que traz muitas dúvidas e inseguranças. E principalmente para as pessoas intensas, que sentem muito, aconselho que ouça o disco do início ao fim.

Ele tem muito a dizer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *