Sobre amar e ser amado
Cotidiano

Sobre se amar e ser amado

21 de dezembro de 2018

Por Gabrielli Silva                                                                            Foto: instagram.com/programzero

A primeira vez que assisti As Vantagens de Ser Invisível aquela famosa frase ficou na minha cabeça: “nós aceitamos o amor que acreditamos merecer”. Vi o filme há alguns anos, mas a frase continua me chamando a atenção e eu acabei relacionando com outra frase que já ouvi muito: “precisamos nos amar primeiro para depois ser amado” e desde então venho refletindo sobre isso.

Em meio as minhas reflexões e conversas com amigos, eu percebi o quanto é cruel falarmos para pessoas com baixa autoestima que é preciso primeiro se amar para depois ser amado. Não é fácil se amar e, às vezes, é ainda mais difícil aceitar o amor que tentam nos dar. Queria que tivessem nos ensinado a nos amar desde sempre, na verdade, queria nunca tivessem nos ensinado a nos odiar.

Quando não gostamos do que vemos no espelho ou não conseguimos encontrar nenhuma qualidade em nós mesmos, a última coisa que precisamos ouvir é que não merecemos ser amados. Já é difícil o suficiente não se amar e ouvir aquela vozinha na nossa cabeça falando que não temos nada que merece ser amado. E, assim, vamos aceitando o amor que acreditamos merecer: nenhum.

Na teoria é lindo dizer que é preciso se amar para depois ser amado, mas na prática não é bem assim. Se amar é construção, mas na maioria das vezes não sabemos por onde começar. Muitas vezes são as outras pessoas que enxergam em nós a beleza que não conseguimos enxergar, mas nós acabamos afastando essas pessoas, porque acreditamos não merecer esse amor. Todos merecemos ser amados. Todos merecemos nos amar e está tudo bem ter ajuda para isso.

Então, se eu pudesse desejar algo para quem tem problemas de autoestima seria: que a gente possa aprender a aceitar o amor, seja ele de nós mesmos ou de outras pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *